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5 passos para aumentar o sucesso do seu negócio em 2018

Por Gabriela Machado - Especialista em Marketing no Sindinfor

Após um ano de grandes desafios e incertezas, 2018 chega para dar uma injeção de ânimo nos empreendedores. Além de ser um ano de várias mudanças, será um período também de novas possibilidades e oportunidades para os negócios digitais, inclusive de Minas. São diversos projetos e ações de incentivo à tecnologia e à inovação que permanecem e outros que serão iniciados, com o intuito de continuar fomentando o empreendedorismo no estado.

É importante também que os empreendedores se atentem a alguns pontos que são fundamentais para manter e aumentar o sucesso dos negócios. Por isso, preparamos uma lista com 5 passos, confira:

1- Pense sempre em inovar

Já falei em outros momentos sobre a importância da inovação nas empresas, mas isso é algo que devemos pensar sempre. Não só pensar, mas também nortear nossas ações a partir do espírito inovador. Seja inovar em um processo, numa estratégia ou até mesmo no produto, as empresas precisam estar atentas com as mudanças do mercado e como seu negócio está acompanhando isso. E este ano não será diferente. É fundamental que as empresas se preocupem em fazer diferente, em entregar valor para seus clientes e sair na frente da concorrência.

2- Relacionamento, de fato, é tudo!

Em qualquer área do mercado hoje, o relacionamento é uma das estratégias mais eficazes, desde o ambiente interno e o bom relacionamento entre os setores até o contato com o cliente. Algumas palavras-chave para isso são a empatia e a humanização do relacionamento com o cliente, além de oferecer uma experiência única a eles. Os grandes empreendedores atualmente colocam o setor de relacionamento cada vez mais especializados e dedicados para que o cliente se sinta especial e exclusivo. Porém, não é somente um setor da empresa que entra em contato com o cliente, mas sim, TODOS! Sim, toda a empresa em algum momento se relaciona com o público e, por isso, a sinergia e o método de relacionamento são fundamentais. Um cliente satisfeito permanece e ainda traz novos.

3- Valorize e capacite seus profissionais

Sempre falamos da falta de mão de obra qualificada e sobre aquele colaborador que não só veste a camisa, mas principalmente tem aderência a cultura da empresa, não é mesmo!? Mas o que a sua organização tem feito pela formação desses bons profissionais? A capacitação é fundamental para otimizar os resultados do seu negócio, pois colaboradores capacitados podem ajudar a desenvolver ainda mais a empresa. Vários empreendedores atualmente têm adotado universidades corporativas, programas de capacitação interna, compartilhamento de conhecimento entre colaboradores e, até mesmo, entre empresas. E é isso que faz a diferença. Além de tornar os profissionais mais capacitados e completos, a empresa os motiva, demonstrando se importar com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles.

4- Faça boas parcerias e seja colaborativo

Atento às inovações, com um ótimo relacionamento e com uma equipe de ponta... mas ainda faltam aquelas peças para dar mais um UP no negócio: as parcerias. Apesar delas estarem um pouco ligadas na parte de relacionamento, decidi falar disso separadamente, pois acredito que elas têm uma importância gigantesca. Inclusive, já disse em outro artigo que algo que necessita ser potencializado em Minas são as parcerias e a colaboração, como é muito bem feito no Silicon Valley. Somos um povo bem acolhedor e precisamos inserir isso bastante na parte dos negócios. Vemos isso bem aparente no San Pedro Valley, aqui em Belo Horizonte, e precisamos expandir isso para todo o ecossistema mineiro. 2018 será o ano das parcerias. O trabalho em conjunto gera melhores resultados e dá força para expansão do setor de tecnologia e inovação. Além disso, a colaboração é peça chave para que essas parcerias sejam bem-sucedidas. Boas parcerias podem levar seu negócio a outro nível, por isso, encontre parceiros que acreditem no seu negócio e que queiram ajudá-los a impulsionar ainda mais sua empresa.

5- Acredite sempre no potencial do seu negócio

E depois de tantos pontos, a automotivação e a certeza que seu negócio é promissor são fundamentais. Todos os dias, o empreendedor deve pensar em seguir em frente, corrigir o erro de ontem, acertar hoje, errar de novo e continuar acreditando na sua empresa. Como já disse Robinson Shiba, do China in Box, num webinar para a Endeavor: "nunca existirá o perfeito quando se trata de tecnologia. Então hoje é muito mais importante o antes feito que perfeito, mas não significa que seja mal feito. Então você precisa fazer, porque se você não fizer, existem milhares de concorrentes que vão fazer. É o fail fast. Vai, vai, vai... porque se você não falhar, dificilmente você acertará."

Em 2018, Minas tem tudo para ser a maior concentração de inovação do Brasil e um dos maiores destaques do mundo.

Vamos trabalhar juntos nessa?

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